Matrícula em cursos de qualificação profissional do IFMS vai até sexta-feira

Solicitação acontece de maneira virtual. Foram ofertadas 1.730 vagas em 18 municípios do Estado, com seleção através de sorteio

IFMS


Os candidatos selecionados para os cursos de Formação Inicial e Continuada e Qualificação Profissional (FIC), ofertados a distância pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), devem efetuar a matrícula até sexta-feira (11). 

O processo seletivo foi feito por sorteio, no dia 26 de janeiro. A primeira chamada, feita de acordo com a classificação dos candidatos, pode ser conferida aqui. Os convocados para os cursos de Espanhol II e Inglês II precisam observar ainda o resultado da prova de nivelamento, voltada a avaliar as habilidades de comunicação escrita, como forma de comprovação do conhecimento exigido para ingresso no nível desejado.

A matrícula deve ser feita no endereço eletrônico. Caso seja o primeiro acesso, será necessário ativá-lo clicando na opção “Ainda não tem login? Clique aqui para ativar o seu acesso”. Em seguida, é necessário informar o número do CPF, a data de nascimento e o e-mail utilizado na Central de Seleção

Uma senha será encaminhada ao e-mail cadastrado para acessar o Sistema de Matrícula. Após ativá-lo, o login estará liberado. Ao acessar novamente o sistema é necessário informar o CPF e a senha recebida no e-mail cadastrado. 

Após o login, serão apresentadas informações relativas ao curso e campus. Caso alguma esteja incorreta, é necessário enviar um e-mail para cread@ifms.edu.br. Se as informações estiverem corretas, basta clicar em “Solicitar matrícula”. 

Documentação 

Para realizar a matrícula, o candidato deverá enviar os seguintes documentos digitalizados (legíveis e com boa qualidade), com no máximo 5 (cinco) megabytes cada, a partir dos respectivos originais. São aceitos arquivos nos formatos .png, .jpg, .jpeg, .pdf, .doc, .docx ou .odf:

  • requerimento de matrícula devidamente preenchido e assinado, constando obrigatoriamente o número do CPF do candidato;
  • carteira de identidade (RG) ou outro documento oficial de identificação com foto;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF), caso não conste no documento oficial de identificação;
  • documento que comprove escolaridade mínima exigida para o curso ou comprovante de escolaridade superior à mínima;
  • documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19 e 45 anos de idade completos ou a serem completados até 31 de dezembro do ano corrente;
  • uma foto 3x4 recente ou foto do tipo selfie de rosto, visível, centralizado e com fundo branco.

Candidatos estrangeiros ou que concluíram o ensino fundamental e médio em outros países precisam estar atentos ainda aos itens “g” e “h” do edital de convocação. 

Já os menores de 18 anos devem anexar também o “termo de ciência” para solicitação de matrícula, assinado pelo responsável legal, com a certidão de nascimento do menor, documento de guarda ou tutela, se for o caso, e o documento oficial com foto do responsável.

Caso seja necessário, as matrículas para a segunda chamada ocorrerão nos dias 16 e 17 de fevereiro. 

Qualificação profissional 

Foram ofertadas 1.730 vagas para os cursos de Espanhol Básico I e II, Inglês Básico I e II, Operador de Computador e Vendedor. 

O processo seletivo se destina aos campi e polos de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã, Três Lagoas, Amambai, Antônio João, Camapuã, Costa Rica, Figueirão, Nova Alvorada do Sul, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste e Sonora. 

Os cursos, que acontecem sob responsabilidade do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (CREaD) do IFMS, começam no mês de março.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!